Qual a diferença entre fita de LED e Mangueira Luminosa?
FITAS DE LED
Está na dúvida de qual comprar? Entenda as diferenças de cada uma delas e escolha a melhor opção para o seu ambiente
A fita de LED é opção tanto para iluminar quanto para decorar. O produto é uma fonte de luz flexível, vendido em metro linear, e que conta no verso com material adesivo para facilitar sua fixação. É indicado principalmente para aplicação em sancas, corrimãos, rodapés, degraus, espelhos e móveis.
MANGUEIRAS LUMINOSAS DE LED
Moderna e econômica, derivada das lâmpadas de LED, a fita LED é indicada para iluminar indiretamente detalhes do ambiente, como sancas, rodapés, escadas, fundo de piscinas etc.
Vendidas por metro linear, as fitas também são duráveis: alcançam aproximadamente até 50 mil horas de uso. Geralmente são vendidas com 30 a 100 LEDs por metro, o que significa muito brilho e o menor consumo entre todos os tipos de iluminação.
Gastam cerca de 8 watts por metro para atingir a luminosidade da extinta lâmpada de 60 watts. Potente e versátil Comparadas às mangueiras de luz incandescente, por exemplo, as fitas de LED têm como principal vantagem a durabilidade e o consumo de energia baixo. “Uma mangueira pequena, de 1 metro, consome cerca de 15 watts e tem uma vida mediana estimada em 2 mil horas de uso”, comenta Cipullo.
Além disso, as fitas de LED oferecem uma variedade maior de tonalidades, principalmente suaves, e não conferem o aspecto “seccionado” que as mangueiras costumam dar ao acabamento.
As mangueiras também ficam ressecadas com facilidade pelo calor e entram em curto. Cálculo planejado Flexível e autoadesiva, a fita de LED é vendida em rolos, mas deve ser cortada por módulos de três a seis LEDs. Cortar fora dessa sequência pode inutilizar alguns LEDs.
Além disso, para cada medida de fita é indicado um driver, ou estabilizador, que regula a variação total da intensidade luminosa, sem alterar a cor da luz.
ECONOMIA
Com a iluminação LED você pode aproveitar até 90% da energia utilizada em luz, e isso gera uma grande eficiência luminotécnica. Quanto menor o gasto com energia maior é a diferença em sua conta de luz no final do mês.